sexta-feira, 16 de julho de 2010

Na minha rua...


(texto baseado no tema "na minha rua", de ANAQUIM)

A nostalgia de tempos antigos e mais felizes, trouxe-me a esta velha rua de bairro lisboeta. O caminho de pedra de calçada desgastada abriu-se num pequeno pátio de prédios antigos e varandas pitorescas, hoje quase todos devolutos. Tudo meio abandonado, alguns rostos estranhos passando por ali. Aproximei-me do rés-do-chão da porta vermelha, onde vivi tantos anos e sentei-me no degrau. Contemplei cada parede, cada janela, cada pequeno canto, todos cheios de restos de mim. Fui sendo assaltado por recordações de berlindes, fisgas e corridas com os outros miúdos do bairro. Senti o calor do meu primeiro beijo e revivi um pouco da dor da morte do meu pai. Eu era o miúdo mais novo e o mais apaparicado, que apesar das travessuras constantes, recebeu muito amor, conselhos, raspanetes e guloseimas. Fantasmas de gente simples, pobre e sacrificada, mas intensa no viver e na pureza de sentimentos. Gente que lutava e não se rendia aos tempos difíceis. Ecoavam nos meus ouvidos as festas e bailes, as brigas e as zangas de namorados e amigos, mas também a profunda entreajuda e compaixão. Tudo isto é um pedaço de mim. 
Uma mão pousou no meu ombro. 
"Olá amor.."
Era o nosso aniversário de 20 anos de casados. A rosa vermelha passou da minha mão para a dela. As lágrimas espreitaram dos seus olhos. 
Demos as mãos, olhámos o sítio que nos criou e juntou e saímos dali, felizes.



Sem comentários:

Enviar um comentário